Nosso Blog

Seu site é seguro?

Seu site é seguro?

Wilson Junior
Wilson Junior
www.legra.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fundador da Legra
Outros Artigos

Já percebeu que alguns sites aparecem com um aviso de inseguro ou ao lado do endereço aparece um cadeado riscado?

É que navegadores como o Chrome, Firefox e Edge, avisam ao usuário de que o site que ele está visitando não é seguro . Isso acontece porque o site não possui um certificado de segurança, aquele "S" do HTTPS. O certificado SSL - Secure Sockets Layer, criptografa o fluxo de dados, ou seja, embaralha as informações que navegam entre o servidor aonde o site está e o computador do usuário, aonde o navegador está instalado. É claro que eles se entendem, mas quem tenta interceptar os dados não consegue compreender o que está escrito e isto é muito importante para transações financeiras ou compras em lojas virtuais. Essa segurança vale tanto para computadores de mesa, quanto notebooks, tablets e celulares.

Para você ter um idéia mais clara, imagina que um usuário acessou um site HTTP e digitou ali alguns dados como o do cartão de crédito. Quando ele clica no botão "enviar", os dados saem do navegador para o servidor, usando para isso uma rede WI-FI. Neste momento, se pudéssemos olhar os dados caminhando pela estrada lógica, viríamos passar 4444123412341234FULANODASILVA0121999. Com um pouco de atenção, este fluxo de dados em forma de texto é o número do cartão seguido do nome, mês, ano e CVV. Se o site possui um certificado SSL, o endereço começaria por HTTPS e ao digitar os mesmos dados e fizéssemos a mesma interceptação, viríamos algo como gh656GHJ3446fashghgTYYRfgfg454YERdfdf090lkmnbvCVB, isto é uma encriptação dos dados.

Não é qualquer empresa que pode emitir um certificado deste, as que possuem competência para isso são conhecidas como AC ou Autoridades Certificadoras. Os certificados são pagos e valem para o mundo todo, mas algumas iniciativas internacionais operam em prol do benefício público e oferecem certificados gratuitos. 

Instalar um certificado SSL no site depende de conhecimento técnico e do seu provedor de hospedagem. 

Se seu site não possui um certificado SSL, além de inseguro, ele não será bem visto pelos indexadores como Google e Bing e correrá um grande risco do usuário abandoná-lo e partir para o site do seu concorrente.

Não se preocupe, no pacote de site por assinatura da Legra, o certificado já está incluído.