Nosso Blog

Lançada a versão 4 do Joomla!

Lançada a versão 4 do Joomla!

Wilson Junior
Wilson Junior
www.legra.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fundador da Legra
Outros Artigos

Milhões de sites mundo afora não são construídos do zero, mas a partir de um sistema conhecido por CMS, um gerenciador de conteúdo que permite construir páginas incríveis!

Joomla é um desses excelentes sistemas e em agosto passado, foi lançada oficialmente a tão esperada versão 4.0. A Legra usa este poderoso e robusto sistema para construir os sites de seus clientes. Se você também é um entusiasta como nós, deve estar doido para atualizar o seu site para esta versão, mas fique atento, existem alguns cuidados muito importantes para esta migração. Vamos dar algumas dicas aqui.

A primeira é que, até a data de publicação deste artigo, o idioma português Brasil ainda não havia sido disponibilizado no site oficial. Somente o português de Portugal está na lista de idiomas que pode ser conferida aqui. Mas o pacote do nosso idioma está quase pronto, a sua tradução está bem avançada e aguardamos a conclusão da etapa de aprovação. 

Atualize o seu site para a versão 3.10. Você estará a um passo da migração.

Outra dica é que você precisa conhecer as extensões que usa em seu site e saber se elas são compatíveis com o Joomla 4. Os desenvolvedores tiveram muito tempo para evoluir seus componentes, módulos e plugins, e nós encontramos hoje um número generoso de extensões compatíveis com esta versão. Para descobrir se são compatíveis, visite o site do desenvolvedor, talvez você precise fazer o download de uma versão mais atual da extensão e, se você visitou o site e não encontrou um versão compatível, está na hora de pensar em trocar de desenvolvedor. Use a versão 3.10 do Joomla para ter acesso ao relatório de compatibilidade das extensões instaladas no seu site com o Joomla 4. Talvez você leve um susto com o número de incompatibilidade mas perca um tempo pesquisando, todo cuidado é pouco.

Uma dica importantíssima é: faça antes o backup do site e da base de dados. Recomendamos que você tenha um site de homologação para esta grande migração. Crie uma subpasta na sua hospedagem e clone seu site, comece por aí e teste o que precisar testar sem medo.

Agora que você já sabe da novidade, continue aqui na Internet e pesquise sobre os avanços desta nova versão, vale à pena conhecer mais sobre ela antes de migrar. São vários os sites que explicam com mais detalhes as grandes mudanças do Joomla 4. Uma sugestão é começar por este aqui, o site oficial do Joomla!.

Até a próxima!