Nosso Blog

Por que minha empresa deveria estar na Internet?

Por que minha empresa deveria estar na Internet?

Wilson Junior
Wilson Junior
www.legra.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fundador da Legra
Outros Artigos

Essa é uma dúvida muito comum não só dos empresários mas também dos prestadores de serviços autônomos.

Se o atual cenário tecnológico oferece uma ampla variedade de ferramentas e o seu acesso está ao alcance da maioria dos indivíduos, por qual razão uma pessoa física ou jurídica não teria uma presença na Internet? Vou abordar neste e nos próximos artigos os motivos para investirem em sua presença digital, os possíveis fatores que dificultam este primeiro passo e, por último, ajudar a entender as diferenças entre ter um website e um perfil nas redes sociais.

Vamos começar pelas motivações, isto é, algo que faça você refletir a importância de buscar um lugarzinho no ciberespaço e fincar sua bandeira.

O primeiro é basicamente uma associação lógica. Imagine que há algumas décadas atrás milhares de empresas corriam e pagavam para garantir presença nas "Páginas Amarelas", um catálogo impresso, monstruoso e claro, amarelo (veja a imagem de capa deste artigo). Ele foi adotado em vários países como fonte de consulta para encontrar serviços e produtos, bem ao estilo de um "classificados". Aqui no Brasil, o primeiro foi editado em 1947 e fez sucesso ao longo de muitos anos. Se você é dessa época, vai compreender com mais facilidade que a razão de anunciar nele é a mesma em relação a marcar presença na grande rede. A diferença é que hoje este catálogo enorme é o Google.

O segundo motivo é mais óbvio, estamos mais digitais a cada dia. Segundo pesquisas recentes do IBGE, os usuários de internet em 2020 somam 169 milhões aqui no Brasil. Isso é quase 80% da população e para chegar até este público, você vai precisar se apresentar em algum formato digital para ser visto em um celular, tablet ou computador.

Um outro argumento fácil é que seus concorrentes já devem ter reservado seus espaços na Internet, mas não se preocupe, tem vaga para todo mundo, ou melhor, tem bytes pra todos. E este não é um caso do tipo "maria-vai-com-as-outras". Não é uma roupa que todos acham tosca mas dizem que é fashion porque algum famoso está usando. A Internet não é moda, é um meio fabuloso de comunicação em massa, é uma rede que interliga tudo a todos.

Por fim, não menos importante, reservar um lugar na Internet para o seu negócio, não será apenas construir um cartão de visita digital, mas também dará visibilidade de seus serviços e produtos com imagens, vídeos, detalhes e esclarecimentos, que servirão de motivação para realizar vendas. A sua história, os canais de atendimento e os depoimentos trarão confiança. O conjunto de suas informações permitirá ampliar ainda mais a possibilidade de fechar novos negócios.

E é aí que nós entramos. A Legra possui as ferramentas ideais e robustas para construir estes espaços para apresentação de produtos através de imagens e textos; contar a sua história e apresentar sua equipe; elaborar formulários e disponibilizar outros canais de atendimento para seus clientes. Você pode conferir como clicando aqui.

Mas, e se a questão não passar pela motivação, ou seja, se as pessoas entendem que é importante estar na Internet, por que muitas ainda não estão? Imagino alguns fatores para elas não estarem lá e quero compartilhá-los com você. Mas faremos isso no próximo artigo. Até lá.